Slide
Movimento Poético Nacional

Rosa Maria Custódio nasceu em Lages, SC, em 31 de janeiro de 1952. Filha de Pedro José Custódio e Lides Anna Dorigon Custódio, cresceu em uma família numerosa (é a 4ª de 11 filhos); viveu sua infância no interior de Santa Catarina, sua adolescência e início da juventude em Farroupilha, no interior do Rio Grande do Sul.

  rosa maria 3 7badcRosa Maria Custódio  Aos 20 anos, foi admitida na VARIG (Viação Aérea Riograndense) como “aeromoça” e fixou moradia no Rio de Janeiro. Dos 32 anos de trabalho na aviação, os dois primeiros foram nas linhas nacionais e os anos seguintes nas linhas internacionais. Em 1991, foi transferida para a base de Los Angeles (Califórnia/USA), onde trabalhou na rota para o Japão. Ao voltar para o Brasil, em 1994, transferiu sua residência para São Paulo. Em 1996, trabalhou alguns meses na base de Hong Kong, fazendo a rota para a África do Sul. Aposentou-se na aviação em 2004. 

   É mãe de Aramis Alves Ayres Filho, nascido em 1979, fruto do seu primeiro casamento.

   É formada em Estudos Sociais, Comunicação Social/Jornalismo, Psicoterapia Analítica de Grupo. Fez pós-graduação em Língua Portuguesa, com ênfase em Literatura Brasileira. Tem fluência nas línguas inglesa e francesa. Estudou Fotografia e outros cursos livres relacionados à História, Cultura e Artes.

   Trabalhou como voluntária em Associações Culturais. Foi colaboradora da Revista Speech (da Associação dos Comissários de Voo da Varig), de 1987 até 1994. Foi editora do Informativo Cultural Ases em Prosa e Verso, e Prosa e & Verso das Artes (da Associação de Escritores de Bragança Paulista), de 1999 até 2004. Nos anos de 2006 e 2007, organizou a fundação e coordenou as atividades da ASES Jovem - Departamento Infanto-Juvenil dessa associação. Com o intuito de relatar sua experiência de incentivo à leitura e à escrita com os jovens, em 2009 publicou o livro O prazer além da escrita...

   De 2006 a 2010, foi editora assistente do Jornal da Imprensa Paulista, órgão de comunicação editado pelo Jornalista Costa Carregosa, para a Associação Paulista de Imprensa. Participou, como associada, das atividades culturais do Movimento Poético Nacional (SP) nos anos de 2007 a 2011, na gestão de Walter Argento. Tomou posse na cadeira nº 30 da Academia Cristã de Letras em 2008, na gestão do Prof. Paulo Nathanael Pereira de Souza, por indicação do Acadêmico Adolfo Lemes Gilioli e influência do Jornalista Costa Carregosa. Como Diretora de Publicação e Divulgação nesta entidade, no biênio 2011-2012, publicou duas edições do Jornal da Academia Cristã de Letras. Em 2009, participou da fundação da Academia Linense de Letras, criada pelo Acadêmico Adolfo Lemes Gilioli, onde ocupa a cadeira nº 10.

   Entre 2010 e 2012, participou, como associada, de Congressos Internacionais da BIOgraph (Associação Brasileira de Pesquisa Auto/Biográfica). Em 2011, publicou o livro O Inventário de Lides, onde relata a história de sua mãe (descendente de italianos, falecida em 2001) e parte de sua própria história. Participou do Movimento Mulheres da Verdade, presidido por Yvonne Capuano, nos anos de 2011 e 2012, onde editou o primeiro exemplar do Jornal do Movimento Mulheres da Verdade. Em 2013, publicou o livro Comissárias de Voo & suas histórias de vida, resultado de pesquisas (coleta de depoimentos, questionários e entrevistas) realizadas com pessoas da aviação, nos anos de 1995 à 1998.

   Em sua fase mais espiritualista, Rosa Maria participou de seminários e encontros na Organização Brahma Kumaris, com sede em Serra Negra/SP, nos anos de 2013 e 2014. Participou de atividades e cursos no Movimento Vital Expressivo, em Campinas/SP, nos anos de 2015 e 2016. Participou de reuniões e atividades no Coletivo Socio Ambiental de Bragança Paulista/SP, nos anos de 2013 e 2016.

   Desde 2013, é associada ao Instituto Cultural Universitário – A Tocha, fundado pelo Professor e Acadêmico Adolfo Lemes Gilioli e presidido pelo Professor e Acadêmico Toshio Arimori, que ministra o Curso de Liderança, Oratória e Valorização Humana, em São Paulo/SP.

   De sua vida de muitas viagens e andanças pelo mundo, e participação em associações com grupos diversos de pessoas, Rosa Maria Custódio aprendeu a ver a vida com lentes multicores, sem descuidar dos pequenos detalhes, muitos dos quais são invisíveis aos olhos. É neste estado de consciência e transcendência que ela pretende viver seus próximos anos, dedicando-se com exclusividade à leitura e à escrita – atividades que lhe possibilitam alimentar e tecer seus mais belos sonhos.