Maria Gertrudes Vagliengo Focássio, nossa querida Tuty, como é mais conhecida, é filha da educadora, escritora didática e poetisa Persides Pires do Amaral “de quem sempre recebeu incentivo, orientação, retaguarda e infinito amor”. Tais são as palavras de seu primeiro livro de poesias Sonho Azul.
Agora, nos apresenta Cor de Outono, onde seu lado religioso é exposto, como afirmado em sua biografia, eis que mantém “relação super positiva com DEUS”.
Tal se confirma com a bela trova na primeira página:
Confesso que minha vida
Entrego aos cuidados Seus
Estou sempre protegida
Meu melhor amigo é DEUS!
Nesta esteira, sua alma derrama-se por seus poemas e falam do Perdão, onde “Perdoar é estar com Deus em comunhão.”
In Mateus 6:14-15 temos que: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.”
A lição bíblica não foi olvidada pela autora, pois bem sabe ser o sustentáculo da convivência humana, mais harmoniosa e pacífica. Suporte para as agruras da vida.
Preocupada com o idioma pátrio, Tuty busca enriquecer seus versos com uma linguagem erudita, onde, nos tempos atuais, com certeza, é muito bem-vinda, dado ao descaso do uso da língua portuguesa.
Tuty, ou melhor, Dra. Maria Gertrudes Vagliengo Focássio é médica, e este seu lado profissional sobressai, não fica adormecido. Nem poderia, pois a alma da poetisa fala mais alto. Nos poemas Submundo Irracional e O Vale da Sombra da Morte, a autora, em versos candentes, consegue transmitir o sofrimento de quem vive em um mundo paralelo.
A temática é diversificada e pertinente, onde os problemas socioeconômicos, políticos, entre outros, fazem parte de sua obra.
Humanidade é a personalidade da autora, que dedica poemas aos familiares e amigos, demonstrando seu carinho e sensibilidade.
Seu marido Ângelo é um felizardo por ter uma companheira sensível, dedicada e amorosa.
Assim, seus leitores poderão apreciar mais esta obra, que norteará seus passos doravante!
Frances de Azevedo
Secretária do Movimento Poético
Nacional e da Academia Cristã de Letras/SP